domingo, 28 de dezembro de 2008

Criando um CD de boot do Windows XP

Quando iniciado a partir do CD, o Windows e também chamado de Windows PE (Preinstalation Environment). Uma vez que não se trata de uma versão completa do Windows, mas sim uma versão reduzida, não possuindo portanto algumas funcionalidades.

Um dos programas que podem ser utilizados para realizar esse processo é o Winbuilder. O Winbuilder é um programa especialmente desenvolvido para criar versões personalizadas do Windows PE, incluindo alguns programas e recursos. O Winbuilder possui diverssos projetos, que são a base para criação das versões personalizadas do Windows PE. Para se iniciar o Windows XP pelo CD-ROM utilizamos o projeto LiveXP.

Basta descompactar o arquivo zip do LiveXP numa pasta de sua escolha e executar o Winbuilder.exe. Pode-se escolher diversas opções de aplicativos, mas os mais importante já vem marcado por padrão. Para começar a construção do CD, o que pode demorar bastante, é só apertar no botão azul com nome Play.

Quando terminar será criado um arquivo chamado LiveXP.iso numa subpasta chamado ISO, na pasta onde se encontra o Winbuilder.exe.

Alem disso, é possivel fazer com que o CD inicie através de um disco de ram, agilizando a abertura dos programas e liberando o drive de CD para outros fins. Para dar boot no LiveXP para a ram basta apenas marcar a opção Finish > Create Image > Boot SDI do Winbuilder. Para utilizá-lá é necessário fazer o download do Windows 2003 SP1 e retirar os arquivos ramdisk.sys e setupldr.bin deste pacote e colocar numa pasta e indicar ao Winbuilder onde eles devem ser procurados.

Para retirar esse arquivos basta apenas abrir o arquivo WindowsServer2003-KB889101-SP1-x86-PTB.exe, num programa que possa ler arquivos .cab como por exemplo o WinRAR.
Ao apertar o botão Play, ao final será criado um arquivo chamado LiveXP_ram.iso numa subpasta chamada ISO dentro da pasta do Winbuilder.

Obs. Para funcionar correntamente o computador que for iniciar pelo CD deverá ter uma quantidade de memória RAM maior que o arquivo BootSDI.img, que se encontra na pasta ram dentro da pasta onde fica o LiveXP_ram.iso.

Um comentário: