domingo, 4 de janeiro de 2009

Montando um servidor de boot PXE

Neste artigo tentarei mostrar como montar seu próprio servidor de inicialização pela rede via PXE no Windows XP usando o TFTPd32. Usaremos o TFTPd32, pois ele já vem com servidor TFTP e DHCP., além de ser bem simples de configurar.
1. Crie uma pasta onde serão colocados os arquivos do servidor TFTP (por exemplo C:\tftp).
2. Baixe o TFTPd32 de descompacte-o nesta pasta.
3. Abra o tftpd32.exe, clique no botão Settings e marque a opção PXE Compatibility.
Em seguida, vá até a guia DHCP server e altere a configuração do DHCP de acordo com o IP do computador. Por exemplo, conforme a figura abaixo:



Neste exemplo o computador está configurado no IP 10.10.2.1 e máscara da sub-rede 255.255.255.0, portanto o IP pool starting address deve ser 10.10.2.2. Size of pool define a quantidade de IPs que podem ser utilizados. Neste exemplo usamos o valor 10. O valor Mask deve ser preenchiado com a máscara da sub-rede.  O valor de Boot file vai variar de acordo com o sistema a ser inicializado pela rede. Ao concluir a configuração basta apertar o botão Save. Para mais detalhes de como inicializar um sistema operacional pela rede veja meus outros artigos que falam sobre sistemas específico.

13 comentários:

Helton disse...

ola, será que eu conseguiria acessar um servidor de uma rede local via pxe para atualizar uma bios especifica.

Roldão Jr disse...

É possível sim, mas depende do programa a ser utilizado para atualizar. Se ele rodar em Windows você pode usar o WindowsPE. Porém se ele rodar somente em DOS você terá que usar o MEMDISK para simular um disco rígido ou disquete.

Roldão Jr disse...

Você vai precisar usar o thinstation que uma versão do linux exatamente para este propósito.
Download do Thinstation
http://www.thinstation.org/download/2.2/Thinstation-2.2.1-prebuilt-Netboot.zip

Unknown disse...

Ola amigos, primeiramente queria parabeniza-los pelo site...

gostaria de saber... se é possivel instalar o WindowsXP em um netbook pela rede usando esse programa? e como eu faço?

obs: o netbook não tem drive de cd-rom, e não queria instalar via usb pen-driver, e sim via rede. é possivel?

Humberto Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Humberto Silva disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Humberto Silva disse...

O tópico já é meio antigo mais estou com o seguinte problema:
Queria montar um servidor de boot onde a máquina instalaria automaticamente um S.O Linux, ou seja trabalho com automação comercial e instalo a aplicação por pen drive e isso me gera um grande tempo pois tenho que passar de máquina em máquina e rodar a pen, sendo que se eu tivesse um servidor poderia rodar todas as máquinas ao mesmo tempo! Isso é possivel?? Lembrando que o servidor é windows server!! Obrigado

Roldão Jr disse...

Humberto Silva
Dá pra iniciar qualquer linux pela rede. Você só precisa saber a configuração certa.
Recomendo procurar um tutorial q ensine á iniciar o debian ou ubuntu pela rede.

Roldão Jr disse...

Caro Irmão Marcos
É perfeitamente possível, porem o processo é um tanto complicado. É preferível usar um pen drive. Mas se tiver intresse pesquise sobre Remote Instalation Services (RIS) do Windows.

Unknown disse...

Boa tarde
Tenho servidor com windows server 2003 instaLADO dhcp dns wins
Fiz todas as configurações . É necessario instalar o TFPD32 se ja utilizo dominio

Unknown disse...

Boa tarde
Tenho servidor com windows server 2003 instaLADO dhcp dns wins
Fiz todas as configurações . É necessario instalar o TFPD32 se ja utilizo dominio

John santos disse...

olá amigo pode me ajudar eu consigo montar testar e validar o funcionamento do servidor de boot pxe, mas eu quero iniciar o ghost e nao o windows pe ou o propio hirens boot, mas sim iniciar o ghost, pode me ajudar obrigado.

John santos disse...

olá amigo pode me ajudar eu consigo montar testar e validar o funcionamento do servidor de boot pxe, mas eu quero iniciar o ghost e nao o windows pe ou o propio hirens boot, mas sim iniciar o ghost, pode me ajudar obrigado.