terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Iniciando Windows PE 2.0 via Rede

Nesse tutorial tentarei explicar como preparar um computador executando Windows para iniciar o sistema Windows PE 2.0 através da rede local. 

Programas necessários
  • Windows Automated Instalation Kit (WAIK). Download
  • servidor TFTP e DHCP com suporte a PXE (Usaremos o TFTPd32)
  • GimageX (para montar a imgem wim, Download)
O primeiro passo é configurar o servidor de boot PXE. Para saber em detalhes como configurar o TFTPd32 veja meu outro artigo Montando um servidor de boot PXE.

Em seguida, você deve criar uma pasta onde serão colocados todos os arquivos necessários. (Usaremos C:\tftp, como antes). Dentro desta deve-se criar uma pasta chamada sources e outra chamada boot.

Copie o arquivo winpe.wim que está no diretorio C:\Arquivos de Programas\Windows AIK\Tools\PETools\x86 para a pasta C:\tftp\sources e renomeie o arquivo winpe.wim para boot.wim.

Copie os arquivos boot.sdi e bcd que se estão na subpasta boot dentro da pasta onde que se encontra o winpe.wim para a pasta C:\tftp\boot.

Para obter os demais arquivos é necessário usar o gimagex para abrir o arquivo winpe.wim. Para isso, crie uma pasta onde será mostrado o conteúdo do arquivo boot.wim do Windows PE. Nesse tutorial usaremos c:\winpe. 
Obs. se estiver utlizando uma versão do Windows anterior ao Vista é necessário instalar o hotfix disponível na pasta hotfix do DVD do Windows AIK.

Abra o GimageX, clica a aba mount. Em mount point clique em browse escolha a pasta que você criou. Em source clique em browse escolha o arquivo boot.wim. Em seguida clique em mount.
Abra a pasta c:\winpe\windows\boot\PXE, e copie os arquivos bootmgr.exe e pxeboot.n12 para a pasta c:\tftp.

No TFTPd32 na opção Boot file preencha com pxeboot.n12, e aperte o botão Save para gravar as alterações.

Testando a inicialização

Para a testar a inicialização basta apenas iniciar outro computador da rede via PXE. Geralmente é necessário fazer alterar a configuração do BIOS setup. Se você não tiver outro computador para teste, ou não consegue configurá-lo para iniciar via PXE, você pode testar usando uma máquina virtual do VMWare.

Download do VMWare Player (necessário para executar a máquina virtual).

Atualização

O tutorial acima também serve para o Windows PE 3.0.

Nas versões em portugues do WAIK, parecem ter problemas com o bootmgr.exe. Se você tiver o DVD do Windows Vista poderá extrair-los do mesmo. Se não tiver pegue-o no link bootmgr.exe.

18 comentários:

Roldão Jr disse...

Para montar a imagem boot.wim tenta usar o GimageX (http://www.autoitscript.com/gimagex). Quando abrir ele é só clicar na aba mount.

Miguel disse...

Também ando a tentar colocar o servidor a funcionar, mas estou a ter problemas, ele faz o arranque, mas depois dá erro no bcd (0xc0000001).

Será possível compactar a pasta que criou com esses ficheiros e disponibilizar?

Roldão Jr disse...

O problema da inicialização está relacionado ao bootmgr.exe que vem nessa versão do Windows AIK. Qunado utilizei ele não funcionou de jeito nenhum, porém quando utilizei o bootmgr.exe do Vista funcionou normalmente. Para sanar este problema foi disponibilizado o download do bootmgr.exe que vai inicializar o Windows PE sem nenhum problema.

michel disse...

Você possui algum tutorial ou poderia me passar informações sobre como utilizar-se do Tftp para criar um Terminal server com Windows XP que prove o SO para terminais burros via pxe da rede?

Roldão Jr disse...

É possível através de um programa chamado thinstation. Ele pode inicializar pela rede e acessar o Windows Termianl Server, bem como a área de trabalho remota do Windows XP. Em breve estarei publicando um tutorial relacionado a isso.

michel disse...

Beleza, Roldão, mas tenho algumas dúvidas ainda e gostaria de saber se você pode saná-las:

-Uma vez o servidor estando configurado corretamente, é possível que os terminais se conectem todos ao mesmo tempo ao servidor pela placa de rede (PXE) mesmo os terminais tendo o mínimo de memória e estando sem HD?
-Este sistema de Servidor-Terminal é semelhante ao LTSP 5 do Debian?
-O SO em questão deve ser um Windows Server 2003 ou 2008, etc ou pode ser um XPzinho da vida?
-Qual o limite de máquinas conectadas ao servidor simultaneamente?
-Cada usuário é independente e utilizam os recursos do Windows? Sendo assim como exemplo posso questionar: se um usuário X copiou um texto e este texto foi transferido para a Área de Transferência, se exatamente alguns segundos após isto, outro usuário Y colar em sua Desktop o conteúdo da Área de Transferência, este conteúdo será aquele que o usuário x havia copiado anteriormente?
-Mais ou menos você pode me informar uma estimativa de quanto tempo vai demorar para você colocar o Tutorial ? Hehehe desculpe eu sei que você faz isso de boa e naturalmente gratuitamente, mas há tempo busco por esta solução.

Ficaria agradecido se pudesse responder minhas perguntas.

Roldão Jr disse...

Caro Michel:

1. Uma vez configurado o servidor, não limite para clientes simultaneos, todos podem se conectar ao mesmo tempo. Lembrando que isso vai causar uma carga maior no servidor e na rede.

2. O Thinstation é um linux que além de cliente LTSP ele pode se conectar a outras tecnologias como VNC e Windows Terminal Server.

3. Para que todas as máquinas acessem o Windows como terminais burros, será necessário o Windosw Server. Tanto faz ser o 2003 ou 2008.

4. O limite de máquinas vai depender do hardware do servidor e velocidade da rede.

5. Cada usuáro é independente. Esse comportamento é controlado pelo Serviço de Terminal do Windows ou pelo LSTP no Linux.

6. Ainda estou exeutando alguns testes no thinstation, mas acredito que na próxima semana estarei publicando.

michel disse...

Ok amigo, por enquanto muito obrigado. Estarei aguardando seu tutorial durante a semana.

Abraço.

michel disse...

Roldão, teria como você ir adiantando algumas configurações para mim ja ir implementando? Ou você vai disponibilizar ainda esta semana?

Desde já agradeço.

Roldão Jr disse...

Já postei o artigo http://dicasavancadas.blogspot.com/2010/09/usando-o-thinstation-como-cliente-do.html. Não sei se é bem isso que você quer, mas com certeza vai lhe ajudar bastante. Qualquer dúvida, estou a disposição.

michel disse...

Beleza cara. Show de bola. Era exatamente isso que eu queria testei e funcionou.
Valeu mesmo.

gago :* disse...

da dando erro ainda de bcd poderia me ajudar?

dá erro no bcd (0xc0000001).

Alex disse...

Deu tudo certo até o momento de rodar o setup.exe:
this version of setup is not compatible with the version of windows youre running. check your computers system information to see wether you need a 32-bit or x64bit version of the program and then contact the software publisher

Roldao da uma luz ai mermao!

Roldão Jr disse...

Caro Alex
Não sei que setup.exe é esse. Porém se você está tentando instalar o Windows 64bit usando o Windows PE informando no tutorial com certeza não vai funcionar, pois se trata da versão 32bit. Você pode tentar usar a versão 64bit do Windows PE. Na pasta C:\Arquivos de Programas\Windows AIK\Tools\PETools você encontrará uma pasta específica para a versão 64bit.

slakboy disse...

Realmente a instalaçao era win7 x64. só funcionou quando rodei a versao da amd embora usar processador intel. Num entendi isso..
Mas consegui instalar deu certo.
Uma outra duvida:
a Instalaçao via rede 100Mpbs é mais rapida que via DVD?

Anônimo disse...

Olá,

Não consegui solucionar o erro relativo ao arquivo bootmgr.exe, inclusive, o link onde vc posta o arquivo do vista que solucionaria o problema, não está mais disponível.

Roldão Jr disse...

O link foi corrigido.

Anônimo disse...

Olá Roldão,

Obrigado por disponibilizar o arquivo do vista.
Eu gostaria de acrescentar que nos testes que fiz via virtualbox, só consegui exito, quando acrescentei a pasta boot completa do x86 e o arquivo bootmgr.exe. O que corrigiu os erros 0xc0000001 e 0xc000000f relativo ao SAM.

Parabéns pelas dicas.

FWINFONLINE