sábado, 11 de setembro de 2010

Usando o Thinstation como cliente do Terminal Server

O Thinstation é uma distribuição GNU/Linux, desenvolvida para thin client ou equipamentos antigos. Ele pode se conectar a um servidor remoto ou que utilizar recursos locais, para conexões remotas. O Thinstation permite a utilização do NoMachine NX, VNC, Microsoft Windows Terminal Services (RDP), VMWare View Open client, X, telnet, SSH, entre outros.
Para utiliza-lo como cliente do Terminal Server do Windows, é necessário configurar o Windows Terminal Server. (Como configurar um servidor de terminal).
Para configurar o Windows para boot pela rede será necessário usar um programas de terceiros, já que o Windows não fornece servidor TFTP. Recomendo o TFTPd32. Para saber como configurar o TFTPd32 acesse meu outro post.
Em seguida deve-se baixar o thinstation, para isso acesse o site http://www.thinstation.net/TSoM.


O TS-O-Matic é um site onde você pode criar uma versão personalizada do thintation. Como ele, pode-se selecionar apenas os aplicativos que se deseja utilizar. Utilizaremos a configuração padrão, pois ela já inclui o cliente do terminal server.
Clique no icone Build
Aguarade até que ele construa a imagem. ao concluir você terá a opção de editar o arquivo de configuração.


Esse arquivo de configuração ficará armazenado dentro da imagem e será usado quando não encontrar outros arquivos de configuração. Você acrescentar as linhas a seguir no final do arquivo:

SESSION_0_TITLE=Icewm
SESSION_0_TYPE=icewm
SESSION_0_AUTOSTART=ON

Clique no icone Write Image para continuar e aguarde até que o processo de construção da imagem concluir.
Primeiro, você deve baixar o arquivo de configuração. Clique em Build e baixe o thinstation.conf.example, renomei-o para thinstation.conf.network e colque na pasta do servidor TFTP. Este é o arquivo de configuração do Thinstation, qualquer alteração da configuração deve ser feita nele.
Para baixar a imagem gerada, clique em PXE e baixe os arquivos initrd, vmlinuz, pxelinux.0 e default e colocá-los dentro da pasta do servidor TFTP. Em seguida, crie uma pasta chamada pxelinux.cfg e coloque o arquivo default dentro dela.
Configure no servidor DHCP o arquivo de inicialização para pxelinux.0.
Pronto! Seu servidor já está configurado para inicializar o Thinstation pela rede. Quando ele estiver executando basta clicar no icone MSWindows para acessar o Windows Terminal Server (ou o MS Windows [fs] para abrir em tela cheia).

7 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amigo, primeiro queria dizer que gostei muito do seu blogger. Estou colocando esse comentário aqui porque não vi nem um lugar para colocar duvidas, então lá vai...
Onde eu trabalho criamos imagens dos equipamentos que temos e deixamos em um servidor, queremos achar uma forma ultilizando o Gimagex dando boot pelo pendriver baixar a imagem em outros equipamentos....Você saberia me dizer como deixo o Gimagex bootavel pelo pendriver ?

Dimitri disse...

Ola!!! Parabens pelo blog... realmente muito bom.

Fiquei curioso com este topico, tao curioso que acabei implementando aqui. Porem, estou a algum tempo pesquisando para descobrir a solucao de um problema



Gostaria que o Rdesktop(software de conexao rdp do thinstation) iniciasse automaticamente no ip do meu servidor... pois fica ruim os clientes terem que clicar na area de trabalho e colocar o IP do servidor toda vez que quiserem se conectar ao terminal service....




Ja estou tentando achar uma solucao a muito tempo e nada..


Suplico.. se voce tiver uma solucao para esse problema ficaria extremamente feliz se me respondeste por aqui mesmo ou entao no meu e-mail

dittrichdimitri@gmail.com


Muito obrigado pelo maravilhoso topico!


Dimitri

Roldão Jr disse...

Olá Dimitri.

Você pode mudar o valor de SESSION_0_TYPE para rdesktop e usar o parametro SESSION_0_RDESKTOP_SERVER para definir o ip do servidor.
Você poderá encontrar um exemplo do arquivo thinstation.conf.example gerado pelo ts-o-matic.

Akron-DM disse...

Roldão Jr, uma dúvida.
Existe a possibilidade de automatizar o logon no TS durante o boot?

Akron-DM disse...

Roldão Jr, uma dúvida.
Existe a possibilidade de automatizar o logon no TS durante o boot?

Parabéns pelo POST!!

Anônimo disse...

kra, voce salvou minha vida com
SESSION_0_TITLE=Icewm
SESSION_0_TYPE=icewm
SESSION_0_AUTOSTART=ON

Os kras la nao explicam que TEM que colocar as configuracoes naquela caixa: so dizem para guardar o arquivo para uso futuro.

Um grande software pode naugragar apenas em funcao da didatica de uso.

Parabens!

Unknown disse...

Trabalho numa instituição sem fins lucrativos e gostariamos de instalar um laboratorio de informatica, ja vi alguns que usam terminais burros, gostaria de saber qual a forma de fazer isso... de forma a ter custos zero, com softwares...